Imagem: Reprodução/Site Toda Matéria |
Ouço muita gente falar que na época da Ditadura Militar no Brasil entre 1964 e 1985, tinha muita censura, as pessoas não tinham liberdade de expressão e as punições eram extremamente severas quando alguém fazia algo de errado.
Mas eu lhe pergunto: com relação à liberdade de expressão, nos tempos de hoje, mudou muita coisa?
Nos anos 90 e começo dos anos 2000, parecia que as pessoas levavam "na esportiva" muitas brincadeiras que eram feitas com elas. Já atualmente, do jeito que estão as coisas, se um homem cruzar o caminho de uma mulher, seja na fila de um banco, shopping, praça ou qualquer outro lugar e dizer um simples "oi" tentando ser educado e cortês, a mulher pode querer processá-lo por assédio.
A Internet hoje em dia, especialmente as redes sociais, é um excelente lugar onde as pessoas tem o direito de dar a sua opinião sobre um determinado assunto. Mas parece que não temos tanta liberdade assim para opinar, pois se alguém se sentir "ofendido" mesmo sem ser citado em uma publicação, entra na justiça para processar quem escreveu.
Imagem: Reprodução/Site Toda Matéria |
Até mesmo essa pessoa que vos fala aqui está correndo esse risco, pois pode aparecer um indivíduo que acha que uma "vírgula" que coloquei em uma postagem está o atacando e pode querer denunciar o blog.
É justo isso?
Quero deixar claro que não sou o dono da verdade e que opiniões contrárias à minha, bem como as críticas sempre serão bem-vindas, pois tento deixar o meu blog o mais democrático possível.
Afinal de contas, a minha ideia é dar a minha contribuição para tentar construir um mundo melhor.
Mas temos que deixar de lado o "mi mi mi", pois se continuar assim, as pessoas se afastarão cada vez mais umas das outras e não teremos o direito nem de respirar perto dos outros.
Pois de nada adianta termos um governo democrático (se comparado ao da época da Ditadura Militar) se existir uma "ditadura" entre o povo, onde não podemos exercer nem o direito de opinar.
Obrigado pela leitura e pela atenção!
Nenhum comentário:
Postar um comentário