Você que está lendo essa postagem pode estar pensando "o Jorge só está falando isso porque está estudando Matemática".
Talvez seja por isso mesmo.
Mas pense comigo, em tudo que o que você imaginar, a Matemática está presente, direta ou indiretamente.
O seu RG e CPF são compostos de que? Números (e dizem que depois que você decora os dois, parece que as coisas desandam, rsrsrsrs).
E a sua data de nascimento? É composta por números.
E como você faz para contar o dinheiro que tem? Somando nota por nota ou moeda por moeda.
E como você faz quando vai comprar algo? Precisa saber o preço (composto por números), contar o dinheiro para pagar e se utilizar cartão de crédito, por exemplo, precisa digitar a senha (composta por números).
Enfim, você não é obrigado a gostar da Matemática mas é obrigado a aceitar que ela está presente na sua vida o tempo todo.
Foto: Reprodução/Site Bunge |
Mas eu sei porque a grande maioria dos alunos não gosta de Matemática: é pela dificuldade de se aprender certos conceitos ou por achar algumas matérias um pouco "chatas" e que não tem nada a ver com o aluno, e isso vale para outras áreas também.
Por exemplo, na minha primeira graduação (Telecomunicações), eu amava as disciplinas específicas do curso (Matemática, Eletricidade, Eletrônica, Programação, etc) e achava uma "chatice" as disciplinas que não eram da área de Exatas, pois tinha muita "decoreba" e tinha que escrever muitos textos.
É uma questão de afinidade com uma determinada área e que bom que temos essa opção de escolher um curso com o qual nos identificamos para seguir os estudos depois de concluir o Ensino Fundamental ou Médio.
Tá certo que muitos conceitos que vimos na escola ou mesmo na faculdade não servirão no nosso cotidiano mas se você conseguir aprender e entender, valorize, pois tem muita gente que gostaria de estar no seu lugar e ficaria muito satisfeito se aprender só a metade do que você aprendeu.
Foto: Reprodução/Blog Educa Mais Brasil |
E já que você aprendeu, que tal compartilhar esse conhecimento com quem está com vontade de aprender?
Nunca se esqueça de que a Educação é o melhor caminho para tentarmos construir um país ou um mundo melhor!
Obrigado pela leitura e pela atenção!
Parabéns Jorge! Ótimo texto, acredito e muito no poder e na importância da Matemática, creio que o verdadeiro problema em boa parte da sociedade não gostar da "temida" matemática é a forma como ela foi apresentada e exposta em sala de aula. É a base de muitos outros fundamentos não é mesmo!? Vou lançar uma outra pergunta Jorge, a que faço pra mim mesmo, rsrsrs de quem é a culpa disso tudo? Professor? Aluno? Governo? O que você acha? Abraço e sucesso!
ResponderExcluirMuito obrigado pelas palavras, Marcio! Sábias as suas observações! Eu infelizmente não sei responder a sua pergunta, rsrsrs! Mas nós como futuros professores de Matemática temos a grande chance de tentar mudar essa realidade na nossa sociedade sem precisar ficar procurando os culpados. Grande abraço!
ExcluirParabéns
ResponderExcluirObrigado, Tatiane!
Excluir