sábado, 15 de fevereiro de 2020

Você pode tentar fugir da Matemática, mas ela nunca fugirá de você!



Você que está lendo essa postagem pode estar pensando "o Jorge só está falando isso porque está estudando Matemática".

Talvez seja por isso mesmo.

Mas pense comigo, em tudo que o que você imaginar, a Matemática está presente, direta ou indiretamente.

O seu RG e CPF são compostos de que? Números (e dizem que depois que você decora os dois, parece que as coisas desandam, rsrsrsrs).

E a sua data de nascimento? É composta por números.

E como você faz para contar o dinheiro que tem? Somando nota por nota ou moeda por moeda.

E como você faz quando vai comprar algo? Precisa saber o preço (composto por números), contar o dinheiro para pagar e se utilizar cartão de crédito, por exemplo, precisa digitar a senha (composta por números).

Enfim, você não é obrigado a gostar da Matemática mas é obrigado a aceitar que ela está presente na sua vida o tempo todo.

Resultado de imagem para numeros
Foto: Reprodução/Site Bunge


Mas eu sei porque a grande maioria dos alunos não gosta de Matemática: é pela dificuldade de se aprender certos conceitos ou por achar algumas matérias um pouco "chatas" e que não tem nada a ver com o aluno, e isso vale para outras áreas também.

Por exemplo, na minha primeira graduação (Telecomunicações), eu amava as disciplinas específicas do curso (Matemática, Eletricidade, Eletrônica, Programação, etc) e achava uma "chatice" as disciplinas que não eram da área de Exatas, pois tinha muita "decoreba" e tinha que escrever muitos textos.

É uma questão de afinidade com uma determinada área e que bom que temos essa opção de escolher um curso com o qual nos identificamos para seguir os estudos depois de concluir o Ensino Fundamental ou Médio.

Tá certo que muitos conceitos que vimos na escola ou mesmo na faculdade não servirão no nosso cotidiano mas se você conseguir aprender e entender, valorize, pois tem muita gente que gostaria de estar no seu lugar e ficaria muito satisfeito se aprender só a metade do que você aprendeu.

Resultado de imagem para educação eja
Foto: Reprodução/Blog Educa Mais Brasil


E já que você aprendeu, que tal compartilhar esse conhecimento com quem está com vontade de aprender?

Nunca se esqueça de que a Educação é o melhor caminho para tentarmos construir um país ou um mundo melhor!

Obrigado pela leitura e pela atenção!

4 comentários:

  1. Parabéns Jorge! Ótimo texto, acredito e muito no poder e na importância da Matemática, creio que o verdadeiro problema em boa parte da sociedade não gostar da "temida" matemática é a forma como ela foi apresentada e exposta em sala de aula. É a base de muitos outros fundamentos não é mesmo!? Vou lançar uma outra pergunta Jorge, a que faço pra mim mesmo, rsrsrs de quem é a culpa disso tudo? Professor? Aluno? Governo? O que você acha? Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras, Marcio! Sábias as suas observações! Eu infelizmente não sei responder a sua pergunta, rsrsrs! Mas nós como futuros professores de Matemática temos a grande chance de tentar mudar essa realidade na nossa sociedade sem precisar ficar procurando os culpados. Grande abraço!

      Excluir