sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Mas por que "Jorge Capaz"?


Pois bem, nem todas as pessoas que me conhecem sabem a origem do meu bordão "Capaz!". Mas se você ficou curioso e quer saber como tudo começou, aqui estou eu para lhe explicar.

Para quem é curitibano, assim como eu, é muito fácil falar "Capaz" para tudo, seja para negar alguma coisa, demonstrar espanto, dar bronca em um amigo, enfim, acho que até que deveria existir um dicionário (ou até mesmo um e-book, já que está na moda nos tempos de hoje) sobre como decifrar quando alguém de Curitiba utiliza a palavra "Capaz". 

Mas no meu caso, em uma das empresas em que trabalhei (a foto acima foi tirada numa das festas de confraternização de final de ano da empresa na qual fizeram uma "plaquinha" especialmente pra mim), acabei ficando "famoso" justamente de tanto falar a palavra "Capaz":

- Capaz que é você!

- Capaz que ele fez isso?

- Capaz que está chovendo!

Muita gente até gostava, mas teve uma vez que me proibiram de utilizar o meu famoso bordão (mas isso eu conto em uma outra oportunidade, se vocês quiserem, pois não quero me estender muito nesta postagem).

Para não fugir do assunto principal, o bordão "Capaz" acabou virando uma mania pra mim por causa da minha mãe (que NÃO é curitibana). Quando eu era criança e às vezes tinha medo de fazer alguma coisa por achar que iria dar errado, a minha mãe me olhava e dizia "Capaz", num tom de voz meio ríspido como se me dissesse "quem disse que vai dar errado?". E toda vez que eu ficava preocupado com algo ou dizia alguma "asneira", ela dizia "Capaz", com aquele poder de convencimento que só as mães possuem, não é verdade?

Por um tempo, o bordão ficou "esquecido", mas do nada resolvi incorporá-lo a mim depois de adulto mas nem me passava pela cabeça de um dia ficar conhecido por causa de uma simples palavrinha.

Será que a minha filha também vai passar a utilizar o bordão do pai quando crescer? Às vezes, eu até imagino a cena de vê-la se aproximando de mim e dizendo: "Capaz que é você, papai". Já pensou?

O que achou da história? Se não gostou, você tem todo o direito de me criticar e dar a sua opinião. Como eu disse na postagem anterior, estou começando agora nesse "ramo", e todas as sugestões serão bem-vindas!

Obrigado pela leitura e pela atenção!






Nenhum comentário:

Postar um comentário